Grupo e Formspring

Acessos ao Formspring e Cadastro no grupo acabam de ser habilitados no Blog!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Humanidade, cultura e sociedade

O ser humano é antes de tudo um animal gregário, tem sua sobrevivência seriamente ameaçada ao se encontrar isolado de seus semelhantes. Caso isso ocorra, a única chance para sua sobrevivência se encontra na aplicação dos conhecimentos adquiridos em sociedade junto com a adaptabilidade ao meio, característica do ser humano. Toda capacidade humana de enfrentar os desafios impostos pela natureza é adquirida socialmente, um ser humano não socializado teria chances nulas de sobrevivência caso tivesse de enfrentar a natureza.
O primeiro espaço de socialização do ser humano é a família, é dentro dela que o ser humano aprende as primeiras regras, começa a conhecer seu território e é protegido dos perigos externos, reais ou imaginários.
Quando vai se tornando menos necessária a proteção do indivíduo jovem, vai se tornando oportuno o aprendizado das técnicas essenciais para a manutenção do modo de vida da sociedade, este aprendizado nunca termina, está em constante transformação, transforma-se com as mudanças do habitat e com as mudanças culturais da sociedade.
De onde vêem estas regras e técnicas? Surgem espontaneamente?
Já foi dito que o ser humano é altamente adaptável. Através da observação dos fenômenos, e de tentativas e erros na interferência nesses fenômenos, caso fosse possível. O ser humano adquiriu conhecimentos úteis, ou impressões aplicáveis, contudo, sem a capacidade de transmitir os conhecimentos estes se perderiam.
Parece evidente, mas, sem a capacidade de comunicação não haveria mais humanidade, sem comunicar-se o conhecimento adquirido por um indivíduo desapareceria com sua morte. Com ela, sua família e seu grupo adquirem vantagens evolutivas sobre seus concorrentes, passa a ter maiores chances de sobreviver ao precisar se defender de agressões, conseguirem alimento e se proteger de mudanças do tempo (tempestades, neve) e do ambiente (secas, enchentes, terremotos, degelos). Por este motivo, se em algum momento houve grupos humanos incapazes ou deficientes em se comunicar, estes foram extintos por causa da sua ineficiência no enfrentar a natureza e seus concorrentes, capazes estes de se comunicar.

Nenhum comentário: